Estratégias de Employee Advocacy são mais eficazes que Influenciadores

Estratégias de Employee Advocacy são mais eficazes que Influenciadores

Assim como o marketing de influenciadores, a Employee Advocacy é uma estratégia que permite que as empresas aproveitem o poder das pessoas, suas marcas pessoais e sua capacidade de influência, ao invés de depender exclusivamente de anúncios tradicionais que estão sendo cada vez mais ignorados pelas audiências.

Estudos mostram que o conteúdo compartilhado por colaborares gera, em média, 8x mais engajamento do que o compartilhado por canais oficiais da marca. Além disso, os consumidores são mais propensos a pesquisar um produto ou serviço após verem uma postagem de um amigo nas redes sociais, em comparação com as feitas por influenciadores ou celebridades.

O Employee Advocacy pode ser ainda mais eficaz do que o marketing de influenciadores, no entanto, de acordo com uma pesquisa realizada em parceria com a GaggleAMP e a comunidade Social Media Today, apenas 31% das empresas possuem um programa Employee Advocacy e outros 29% planejam implementar um no futuro. Cerca de 40% das empresas não têm um programa de defesa de funcionários em vigor ou planos para fazê-lo, representando uma grande quantidade de oportunidades perdidas.

Implementar um programa de defesa dos funcionários pode exigir recursos e esforço, o que pode ser um desafio para algumas empresas. Além disso, a Employee Advocacy ainda é um processo relativamente imaturo, com mais de 60% dos entrevistados indicando que estão em processo de implementação e 17% apenas começando.

Apesar dos benefícios potenciais que a estratégia pode oferecer, muitas empresas podem estar hesitantes em investir totalmente no processo, dada a falta de exemplos sólidos de estratégias bem-sucedidas. Aqueles que conseguem acertar podem colher grandes recompensas, mas a adoção limitada pode estar impedindo que o investimento seja uma prioridade para a maioria das empresas no momento.

Portanto, neste estágio, é essencial que mais marcas desenvolvam suas próprias abordagens e considerações para solidificar a eficácia e as comparações de ROI no uso da EA.

SE7E Business Influencers é uma empresa Comunicação e Consultoria pioneira no mercado brasileiro e referência na criação de estratégias e desenvolvimento de negócios dentro da Business Influencer Economy.

Através de estratégias 360 de Personal Branding e learning solutions, a empresa presta consultoria a executivos, creators e empresas que precisam gerar negócios em um mundo onde a comunicação empreendedora e corporativa mudou de forma radical e encontram enormes desafios para serem relevantes.